Vazamento de cádmio em rio da China ameaça água de milhões
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012 11:47
A poluição dos córregos por resíduos tóxicos de fábricas e fazendas é um problema grave na China, levando as autoridades a clamar por políticas que exijam a eliminação da poluição por metais pesados, embora o problema não mostre sinais de estar sendo solucionado.
Autoridades abriram canais em quatro estações hidrológicas no rio Longjiang, um tributário do Liujiang que passa por Liuzhou, na esperança de diluir os poluentes depois que o metal tóxico cádmio foi detectado quase duas semanas atrás em Hechi, afirmou a agência estatal de notícias Xinhua.
Muitos peixes morreram apesar dos esforços de bombeiros locais de dissolver o elemento derramando centenas de toneladas de agente neutralizante no rio, e as autoridades relataram uma corrida dos moradores apavorados para comprar água potável.
A Xinhua diz que as autoridades culparam a mineradora GuangxiJinhe pelo vazamento de 15 de janeiro, mas não estava claro há quanto tempo a empresa vinha descartando o produto químico no rio ou quanto foi liberado.
Centenas de moradores próximos da fonte do vazamento ainda dependem de água engarrafada, já que os poços também foram contaminados.
Resenha
Parabéns
ao governo chinês
Ironia, como você é agradável, utilizando-a para iniciar uma resenha, tratando de assunto tão serio. Mas é que parece uma brincadeira do governo chinês, permitir a entrada e instalação de empresas que vão consumir mão de obra e matéria prima, e em troca, libera um pouco de lixo tóxico na água, responsabilidade social deve ser o slogan da empresa. É realmente um absurdo o que o governo chinês faz com a sua população, não que o Brasil seja diferente, longe disso! Como se já não bastasse a censura, nos meios de comunicação, exploração da mão de obra, e outros problemas que estão camuflados eles ainda não dão prioridade a um caso importante como esse.
Agora, vamos acabar essa resenha, porque tenho q deixar o senso irônico pras outras. Deixo bem claro que não concordo com a atitude do governo chinês em diminuir a população dessa forma, já basta o limite de filhos.
Laércio Lima
China vai crescer 8,5% em 2012, diz assessor de BC chinês
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 21:00
A inflação, que incomodou a China na maior parte do ano passado, também deve diminuir de 4,5 por cento em 2011 para 3 por cento em 2012, disse Li, que pertence ao conselho do Banco Popular da China.
"Qualquer um que tenha um entendimento da China irá concordar que nós seremos capazes de conseguir um 'soft landing' (pouso suave)", Li disse à Reuters durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
"Os preços dos imóveis também vão cair lentamente, o que vai ajudar a esfriar a economia e derrubar as pressões sobre os preços."
A inflação na China atingiu o menor patamar em 15 meses em dezembro, de 4,1 por cento, estendendo uma tendência baixista dos últimos cinco meses e elevando as expectativas de que o banco central deverá aliviar a política monetária.
O governo chinês já começou a reduzir a proporção de dinheiro que os bancos são obrigados a manter em reservas, uma medida para estimular as linhas de crédito corporativas e ajudar as companhias a amortecer a queda na semana interna e externa.
Li também disse esperar que a economia da China seja atingida pelos problemas na zona do euro, embora disse que era contra a China comprar dívida soberana da Itália ou da Espanha.
"Como vamos explicar para o povo chinês que estamos entrando sozinhos e que vamos comprar dívida espanhola ou italiana? Uma solução multilateral é necessária, e a China deve trabalhar em conjunto com outros países como Brasil ou Índia para ajudar a Europa", disse.
(Reportagem de Kelvin Soh)
Resenha
Maioria dos aparelhos da sua casa são
chineses
Não deve ser novidade pra ninguém que a China esta em ascensão
economicamente, particularmente, cresci ouvindo da grande potência mundial, os
EUA, hoje este cenário é outro.
A China é um país com grande população, muita censura e
poucas informações. Do pouco que sabemos dela é o suficiente para perceber que
há muita exploração da mão de obra, por empresas com Foxcom. Este talvez seja o
segredo da evolução chinesa, um país fechado em relação a informações internas,
grande população, e mão de obra barata. Empresas de grande patamar terceirizam
sua fabricação e montagem de produtos na China, como Apple, Samsung, Nike entre
outras, o que barateia o custo dos produtos para o consumidor final, no caso,
nós. Engraçado, nós comentamos tanto "esse dai é ching-ling"
menosprezando o produto por ser de origem chinesa, mal sabemos que o iPhone,
iPad, Galaxy TAB entre outros aparelhos, também são fabricados lá.
Por fim, com o aumento da classe media chinesa, talvez
ocorra uma estagnação da economia, pois com a qualificação, aumenta o valor da
mão de obra, esse talvez seja um problema que a China deve encarar nas próximas
décadas.
Laércio Lima