quinta-feira, 30 de junho de 2011

Parlamento alemão aprova fechamento de usinas

O Legislativo alemão aprovou por grande maioria hoje o projeto para o fechamento das usinas nucleares do país até 2022, colocando a maior economia da Europa no ambicioso caminho da energia renovável. Na Câmara Baixa do Parlamento, 513 deputados votaram a favor e 79 contra o projeto do governo da chanceler Angela Merkel, apresentado após o desastre nuclear ocorrido no Japão. A maioria da oposição votou a favor e oito legisladores se abstiveram.
Os deputados decidiram o encerramento das operações dos oito reatores mais antigos do país, que já estavam fora da rede de abastecimento desde março. Os nove reatores remanescentes serão fechados gradativamente até o final de 2022. Até 2020, a Alemanha quer dobrar a participação da energia gerada pela água, vento, sol e biogás para pelo menos 35%. Até este ano, a energia nuclear representava um pouco menos de 25% da energia consumida na Alemanha.

"Algumas pessoas perguntam: a Alemanha vai administrar isso? Pode ser feito? Esta é a primeira vez que um país majoritariamente industrial se declara pronto para realizar uma revolução tecnológica e econômica", disse o ministro do Meio Ambiente Norbert Roettgen aos deputados. "A mensagem de hoje é: os alemães estão começando a trabalhar", afirmou. "Isto será bom para nosso país, porque estamos todos juntos. Então, vamos trabalhar".
O governo não estabeleceu um preço específico para o projeto de alteração para fontes renováveis. "Obviamente vai custar alguma coisa, mas não vai sobrecarregar ninguém", afirmou Roettgen. As informações são da Associated Press.





Notícia acessada no dia 30 de Junho de 2011 que foi postada dia 30 de Junho de 2011 em http://www.parana-online.com.br/editoria/mundo/news/541203/?noticia=PARLAMENTO+ALEMAO+APROVA+FECHAMENTO+DE+USINAS



Resenha
Energia Nuclear
Desde o desastre nuclear no Japão esta fonte de energia vem recebendo críticas como também ganhando defensores. Apesar da Alemanha não ser tão propícia a desastres naturais como o Japão, o governo alemão esta de olho principalmente em sustentabilidade que é um assunto que esta em ascensão.
No Brasil este tipo de energia ainda não é significante, porém é necessário ficar alerta, pois existem atualmente quatro usinas nucleares, sendo 3 delas no estado do Rio de Janeiro. Há também projetos para usinas no estado da Bahia. Este tipo de energia gera muita polêmica, os defensores argumentam que não contribui para o efeito estufa, tecnologia bastante conhecida alem de ser a fonte mais concentrada de energia. Já os personagens contra afirmam que é necessita de mais capital do que as demais energias alem de produzir resíduos.
No caso da Alemanha que recentemente anunciou o empréstimo de € 3,2 bilhões para a Grécia, terá um grande desafio econômico na permuta da energia nuclear por energias renováveis.
Laércio Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário